O que considerar para tomar a decisão de ter uma franquia de drogaria?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
franquia de drogaria, pessoa pegando medicamento da prateleira

Quem é investidor ou farmacêutico e pensa em ter uma franquia de drogaria deve considerar quais fatores antes de tomar uma decisão?

Basta ter o capital para investir ou o conhecimento sobre o ramo farmacêutico e tudo dará certo? 

Tudo o que é preciso para administrar o negócio vem do suporte da franquia e o trabalho do franqueado é mínimo?

É melhor uma franquia ou montar uma farmácia?

São muitas as dúvidas, não é mesmo? Então vamos esclarecer algumas delas neste post. Acompanhe!

Ter uma franquia de drogaria: o que pesa nessa decisão?

Primeiramente, vamos falar sobre a opção por montar uma farmácia ou por ter uma franquia. 

De forma resumida, precisamos falar sobre o alto custo e a burocracia para montar uma farmácia própria. Sem contar que precisa ter um excelente plano de negócios, já que vai entrar em um mercado no qual há marcas muito conhecidas e com tradição. Para saber mais sobre isso, leia nosso artigo Mercado farmacêutico: negócio próprio ou franquia, qual a melhor opção?

A seguir, temos que falar sobre a gestão do negócio. Um investidor precisará, ao seu lado, de um farmacêutico (isso é, inclusive, exigência de algumas franquias). Já o farmacêutico consegue concilliar suas funções com as administrativas e assumir o cargo de gerente farmacêutico.

Agora o ponto mais importante: como escolher a franquia. Nossa dica é simples: decida por aquela que oferece um bom suporte ao franqueado desde o início. Além disso, foque nos diferenciais. Por exemplo: como é o sistema de reposição de produtos? Você certamente se interessará por aquela que tem uma logística de distribuição e que faz a reposição automaticamente, não? Imagine o quanto de tempo você otimiza!

Veja outras dicas essenciais para ajudá-lo a decidir sobre a aquisição de uma franquia de drogaria.

Saber que tipo de suporte terá da franquia

É muito importante que o potencial franqueado saiba que tipo de suporte terá da franquia. 

Entretanto, precisa saber que apesar da ajuda, terá bastante trabalho pela frente, na gestão do negócio. A Santa Marta Franquia, por exemplo, ajuda com o suporte em várias frentes e faz um acompanhamento periódico da operação, mas a gestão é do responsável — ou responsáveis — pelo empreendimento.

Conhecer o mercado farmacêutico

O segmento farmacêutico exige conhecimentos específicos. Por isso, devido à grande competitividade é fundamental que os donos da franquia saibam como atuar. 

Por isso, se o proprietário não for um farmacêutico, é necessário que você saiba que ter esse profissional qualificado é importante para o negócio. 

Do mesmo modo, e também já falamos sobre isso anteriormente, se o dono da franquia é um farmacêutico, precisa de um bom profissional da área administrativa, por mais que entenda de negócios.

Com a união dessas duas expertises, mais o suporte da franquia, a tendência é uma só: ser bem sucedido no empreendimento.

Ter uma ideia sobre o faturamento mensal

Antes de escolher um negócio, o empreendedor busca informações sobre as possibilidades de faturamento. É normal, já que o objetivo de um negócio é essa mesmo: gerar lucro. 

Podemos falar sobre o que dominamos: o valor médio mensal que um franqueado Santa Marta pode ter, que é de R$ 250 mil.

A partir disso, você pode ter uma ideia, além de mais um elemento para a sua tomada de decisão. 

Trabalhar o marketing local

O marketing é um dos pilares de qualquer tipo de negócio. A Santa Marta Franquia dá suporte a essa área, mas o marketing local é por conta dos franqueados. 

Assim, é de responsabilidade do franqueado ações como captação e nutrição de leads, cadastro no Google Meu Negócio e todo tipo de ação de publicidade e marketing que seja para atingir o público local. 

Conhecer todos os benefícios, diferenciais e obrigações que terá com a franquia

Se informe bem sobre os diferenciais e vantagens da franquia. Entre em contato com o franqueador e tire suas dúvidas. 

Além disso, esteja ciente que terá que cumprir com obrigações com a franquia, como taxas e royalties — mas esteja certo de que compensa mais do que montar a própria farmácia. 

Caso queira conhecer os benefícios da Santa Marta Franquia, não deixe de ler este artigo: 5 benefícios de ter uma franquia Santa Marta.Além disso,você pode entrar em contato conosco para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Santa Marta Franquia a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.