Os segredos da gestão de drogaria e qual o papel do franqueador

Última atualização em 7 de novembro de 2022 por Elia

Primeiramente, não importa qual seja o seu negócio, é importante ter uma boa administração. Sendo assim, para ter a melhor gestão de drogaria é preciso seguir alguns passos. Por isso, trouxemos um artigo cheio de informações para quem precisa se adequar nesse segmento.

Por outro lado, os franqueados que já possuem drogarias, necessitam fazer um bom controle para garantir o sucesso do negócio. Entretanto, hoje em dia não é necessário perder tempo com esse manuseio, por isso a gestão é uma ótima forma de otimizar seu tempo. Além disso, um bom atendimento demanda trabalho e conhecimento, principalmente do seu público-alvo.

O que é gestão de negócios e como funciona dentro da sua empresa

Antes de mais nada a gestão de negócios, apesar de estar incluída na administração, é bem diferente. Além disso, ela está ligada a parte humanizada do seu negócio. Ou seja, os processos e resultados, dentro da organização, dependem da colaboração de todos. Somente dessa forma é possível agregar valor e gerar lucros.

Por exemplo, na administração o negócio é visto como um todo. Por outro lado, a gestão de negócios une todos os setores e dependem de cada um deles para obter êxito. Por isso que ultimamente as empresas têm investido cada vez mais em pessoas capacitadas para fazer esse gerenciamento.

Além disso, para que esse setor alcance os objetivos e os propósitos dentro da sua empresa, demanda tempo. Aliás, não é somente as habilidades adquiridas que contam, mas as vivências e a capacidade de conduzir os processos, do gestor.

Portanto, para os resultados da sua franquia serem satisfatórios, sua gestão precisa funcionar. Sendo assim, não deixe de investir nesse profissional, caso você mesmo não saiba exercer esse ofício.

Diferença entre gestão de negócios e administração

Depois de entender mais do que se trata cada uma dessas funções, vamos mostrar, de fato, suas diferenças. Primeiramente, a gestão de negócios é focada em trabalhar com pessoas, incentiva-las e estimular a autonomia entre cada colaborador. Por outro lado, o administrador vai lidar diretamente com os cálculos. Ou seja, planeja e controla todos os recursos das empresas.

Contudo, a gestão de drogaria depende de pilares fundamentais para seu desenvolvimento. Desse modo, trouxemos os 4 pilares que foram essa base sólida para o seu negócio. Além disso, os franqueador precisa colocá-los em prática para ter cada vez mais sucesso.

Pilares da gestão de drogaria

Pessoas

Diante do cenário apresentado entre gestor e administrador, é preciso focar também nas pessoas dentro da sua drogaria. Por exemplo, são eles que compram, que frequentam e que fazem o bom funcionamento.  Desse modo, não importa o melhor marketing, melhor decoração, se não tiver ligação com as pessoas.

Além disso, certamente você já ouviu dizer que funcionários felizes, trabalham felizes. Portanto, investindo nessas pessoas, você consegue atingir e transmitir uma boa imagem para as demais. Desse modo, a gestão de drogaria passa por todos os campos da sua empresa, não somente com foco no consumidor final.

Ferramentas

Assim como os colaboradores são importantes na sua empresa, os processos também. Além disso, são eles que fazem tudo correr bem, bem como automatizam os sistemas. Imagina ter que cuidar de estoques através de planilhas ou anotações manuais? Por isso, a Drogaria Santa Marta oferece uma solução ideal para esse controle.

Por outro lado, existem uma gama de ferramentas que podem ser usadas, até mesmo redes sociais. No entanto, aposte em tecnologias para que seu funcionamento e serviço tenham cada vez mais qualidade.

Processos

Depois de entender a importância dos dois itens acima, é necessário focar nos processos. Desse modo, ter um planejamento de execução das tarefas é o que complementará os passos anteriores. Sendo assim, mantenha as documentações em dia, os locais de armazenamento dos remédios precisa estar bem cuidados. Ou seja, ter estratégias a serem seguidas é o que vai garantir a excelência.

Além do controle de estoque e reposição feito automaticamente, otimize as demais etapas. Bem como tenha profissionais capacitamos e bem treinados em todos os setores, seguindo uma linha de hierarquia. Confira sempre se o planejamento e a execução dos processos estão caminhando de forma conjunta.  Por fim, verifique como anda seu fluxo de caixa e o capital de giro da sua drogaria.

Agora que você já conhece todas as etapas necessárias pra fazer a gestão da drogaria, fica mais fácil de controlar o andamento da sua franquia. Além disso, a Drogaria Santa Marta possui uma equipe para te dar suporte em todos os setores, quando houver necessidade.

E, por fim, todo o andamento, planejamento e estudo da sua empresa é feito por um time de profissionais altamente qualificados. Quer se tornar um franqueado Santa Marta? Fale conosco!

Está Gostando? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Está Gostando? Compartilhe

Busca

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo aqui na Santa Marta Franquia

Depoimentos de quem empreende com orgulho:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Santa Marta Franquia a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.