5 estratégias comerciais para sua franquia de drogaria

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o aumento da conscientização em relação a manutenção da saúde aliado ao um fenômeno que chamamos de “Revolução da Longevidade”, o setor farmacêutico tem se tornado um mercado cada vez mais próspero.

Esse é um dos novos comportamentos do novo consumidor, também chamado de consumidor 4.0 ou digital. No entanto, não é o único. 

Assim como a maior preocupação com a saúde, outro comportamento que vem mudando tem a ver com a maneira com a qual seus clientes desejam ser tratados. 

Ambos têm origem na transformação digital causada pela quarta revolução industrial, que por sua vez foi muito acelerada em função da pandemia.

Então, quando se trata do setor de drogarias, vivemos um momento repleto de oportunidades, mas o mesmo motivo é o que também torna esse cenário muito desafiador.

Transformação digital e as estratégias para o consumidor atual

Revolução da longevidade é basicamente o aumento da expectativa de vida devido a inúmeros fatores, mas principalmente a evolução da ciência, da qualidade de vida e do fácil acesso a serviços de saúde. 

E, um dos principais serviços buscados por todos, desde as gerações mais novas que desejam envelhecer bem, mas especialmente pela geração da terceira idade, é a tríade saúde, beleza e bem-estar.

No entanto, assim como o avanço científico é resultado da transformação digital, os novos hábitos de consumo também são. Cada vez mais o consumidor se torna exigente e busca por um atendimento ágil de qualidade. 

Isso impacta diretamente nas suas estratégias comerciais, já que a maneira de se relacionar com o cliente mudou e, portanto, mudou também a forma de gerar leads, atrair clientes e gerar receitas.

Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar nesse novo cenário! Confira e aplique já todas elas!

1. Tenha presença nas redes sociais, especialmente no Instagram

Presença VIP em toda boa estratégia de comunicação online, o Instagram é um grande aliado quando o assunto é relacionamento com o cliente. 

Ter um Instagram empresarial é determinante para construir a presença online de uma marca. E sabemos que em tempos de redes sociais, não estar no ambiente digital a torna invisível aos olhos dos consumidores.  

Seja para conhecer melhor a empresa, entender mais sobre seus produtos ou serviços ou iniciar o contato, os canais de comunicação online são os meios utilizados por clientes de todas as faixas etárias. 

Isso mesmo, todas as faixas etárias! Foi o tempo que apenas as gerações mais novas usavam a Internet para contatar as empresas, fazer compras e interagir nas redes sociais. Hoje, as redes sociais, seja o Instagram, Facebook ou demais opções são utilizadas por todos os perfis de consumidores.

2. Aposte no WhatsApp para atender os clientes

O WhatsApp Empresarial é repleto de recursos capazes de aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com o público, estabelecer um contato mais próximo com o consumidor e transformar seguidores em clientes fiéis. Não é à toa que ele é um dos “queridinhos do consumidor”.

Com o WhatsApp você consegue atender seus clientes, interagir com os usuários por meio dos comentários, fechar vendas rapidamente e colocar seus produtos no catálogo da ferramenta. 

3. Atendimento Omnichannel

Imagine que por algum motivo, o atendimento online ou por meio de chamada é interrompido. Já pensou como seria chato para o cliente ter que reiniciar o atendimento em vez de continuar o contato de onde parou?

Ao adotar um sistema de comunicação integrado, também chamado de 360 ou omnichannel, não será necessário solicitar que ele forneça todos os dados e informações novamente. 

Ao realizar todo o processo pela segunda vez, o atendente segue de onde  o primeiro atendente parou graças ao registro das informações e, o mais importante, a integração de todos os canais de atendimento. 

O atendimento deve ser feito em todos os canais como se todos eles fossem um só. A experiência deve ser a mesma em qualquer ponto de contato com a sua drogaria. 

4. Garanta a conveniência do cliente

Hoje, o atendimento precisa ir além, é necessário pensar na conveniência do cliente. É o que seria essa tal conveniência. Esse é um termo que tem feito, e certamente fará ainda mais, parte do vocabulário de todas as áreas da empresa que estão relacionadas com o cliente. 

Um atendimento conveniente é atender o consumidor onde ele estiver e quando ele quiser. Isso significa que se o cliente decidir entrar em contato com a sua empresa pelo Instagram, Facebook, Telegram ou telefone ele consegue ser atendido. 

Mais do que isso, o atendimento dispensado a ele deve ser o mesmo em termos de agilidade, experiência e informações. Inclusive, se o usuário decidir trocar de canal no meio do processo, a transição entre dois ou mais canais precisa acontecer de forma fluida.

Mas afinal, o que seria uma experiência fluída? 

Em resumo, após o primeiro contato, independente do meio/veículo de comunicação online, a empresa precisa certificar-se de manter as mesmas informações, evitar solicitar dados pessoais a cada troca de canal, ter registro do atendimento para iniciar a comunicação no canal atual de onde o contato parou no canal usado anteriormente, entre outros. 

Em resumo, os canais digitais diversos são apenas espaços por onde passa sua mensagem. Essa mensagem não se altera em detrimento do espaço onde é propagada. Claro, que ela pode mudar um pouco seu formato e estrutura a fim de se adequar ao local onde está momentaneamente, mas o teor, o impacto, o significado é o mesmo. 

5. Foque na experiência do cliente

Com as novas tecnologias e a transformação digital acelerada pela pandemia, as exigências do consumidor mudaram significativamente. Hoje, mais do que bons produtos, qualidade no serviço oferecido e bom atendimento, é necessário entregar uma excelente experiência para o consumidor.

Nas farmácias isso significa tanto entregar a conveniência que citamos acima quanto garantir a fluidez nas comunicações feitas nos canais digitais. 

Mas, uma coisa é certa, o novo normal alterou significativamente os hábitos de compra. Mas, quando falamos de novas demandas, é preciso incluir nesse “hall” os elementos não percebidos, mas que influenciam e determinam o tipo de experiência concedida ao cliente. 

Esses elementos não percebidos são sentidos, é aquele toque especial que não se sabe exatamente o que é, mas que tornam seu atendimento encantador. 

Isso se traduz, por exemplo, em uma interface amigável ou uma resposta rápida a qualquer hora do dia. 

E lembre-se, não é percebido, porque deve ser algo que torne a experiência fluída e leve, mas a falta desses elementos, pode ter certeza, será uma grande obstáculo na experiência de compra do cliente. 

Dica extra: opte por uma franqueadora que oferece total suporte a sua gestão

A Franquia Santa Marta se preocupa com a gestão do seu negócio, por isso somos responsáveis pelas normas, processos, políticas e padrões que devem ser seguidos. 

Dessa forma, a implantação, operação e gestão das respectivas franquias da rede é facilitada graças ao processo já estabelecido por nós.

Para ser um franqueado Santa Marta você precisa investir pelo menos 500 mil reais. Com esse valor você já pode estruturar a sua empresa e se tornar franqueado de uma marca forte em um setor que não para de crescer. 

Tem interesse em saber mais sobre as possibilidades de ser um franqueado Santa Marta? Então fale conosco agora mesmo e venha fazer parte de uma empresa em plena expansão tanto pela qualidade quanto pelo mercado em que atuamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Santa Marta Franquia a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.